Tradutor

sábado, novembro 05, 2016

País que não exporta bens e serviços, exporta pessoas

Eis um artigo no DN, a falar de tudo e mais alguma coisa...

... Escolheu estudar Economia e uma das razões "foi para tentar perceber porque, apesar do clima mediterrânico, de ser tão igual a Portugal, a Califórnia era rica e o nosso país pobre", conta. Pergunto se chegou a uma resposta? "Ainda tento perceber. Nunca é uma causa só. Aliás, nunca existe uma causa única para explicar algo. Por exemplo, porque arde a floresta portuguesa? Uns dizem que é por causa do despovoamento do Interior, outros porque não há escoamento da biomassa, outros ainda que é culpa dos incendiários. Estão todos certos. E haverá mais causas. Só se resolve combatendo todas."

 "Estávamos em 1975 e os excedentes em dólares dos países árabes petrolíferos eram depositados nos bancos americanos que os investiam na América Latina. Como falava português e espanhol puseram-me no departamento de crédito a avaliar o risco-país."

Voltamos a falar de economia, de sair da crise, e de como as nossas empresas têm de exportar porque o mercado nacional é pequeno. E, de novo, uma frase em inglês: "Sales cure all", ou seja, "as vendas curam tudo", como dizem os americanos.

Fonte:  http://www.dn.pt/mundo/interior/hillary-e-uma-mulher-de-armas-se-for-eleita-sera-historico-5480896.html

Sem comentários:

Enviar um comentário