Tradutor

terça-feira, abril 26, 2016

Conferências de Lisboa, Globalização do Desenvolvimento, 5-6 Maio 2016

2ª Conferência de Lisboa: A Globalização do Desenvolvimento

A 2ª Conferência de Lisboa  é um evento internacional de periodicidade bienal, que tem como objetivo promover o debate sobre o Desenvolvimento.

Data:  5 e 6 de maio de 2016, 

Local:  Fundação Calouste Gulbenkian.  

A participação é gratuita, mediante inscrição aqui.
Nesta 2ª edição, debatemos o significado atual do Desenvolvimento e as dinâmicas relativas à sua Globalização. Serão abordadas as alterações globais decorrentes das reconfigurações geoeconómicas; as mudanças económicas e políticas que afetam a geografia Norte-Sul; as implicações globais que o terrorismo, o radicalismo religioso e o nacionalismo extremista têm para o desenvolvimento e a cooperação internacional; e qual o futuro do projeto de integração do papel da União Europeia como ator global.
Entre os oradores estão Tariq Ramadan (Professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos na Universidade de Oxford), Eveline Herfkens (que foi coordenadora da Campanha das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e Ministra Holandesa da Cooperação para o Desenvolvimento)  e Khalid Malik (antigo Diretor do Gabinete do Relatório de Desenvolvimento Humano nas Nações Unidas), entre muitos outros.
As Conferências de Lisboa são uma iniciativa conjunta da da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Portugal-África, o Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF, o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a Sociedade Financeira de Desenvolvimento - SOFID e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - UCCLA. 
Para além da 1ª edição das Conferências de Lisboa, realizada em dezembro de 2014, as atividades do projeto incluiram, em 2015, o lançamento do livro da 1ª edição das Conferências de Lisboa – disponível em papel e online, o seminário “O Financiamento do Desenvolvimento no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (2 de junho de 2015), e a Escola de Verão sobre os Desafios Globais (setembro de 2015)  em parceria com o ISCTE-IUL.
Saiba mais sobre o projeto Conferências de Lisboa no website aqui e no facebook aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário