Tradutor

segunda-feira, março 14, 2016

Mercado de projectos das Multilaterais nos PALOP, AIP Junqueira, 16-Março, 10h

Pretende-se com este estudo sistematizar o quadro de oportunidades disponibilizado pela União Europeia e pelo Sistema das Nações Unidas nos PALOP, contribuindo, deste modo, para que um número crescente de PMEs portuguesas  possa aceder às oportunidades proporcionadas por estas Instituições.
Resultado de imagem para multilateral development bank

O mercado de projectos financiados por  multilaterais mantém-se inacessível à generalidade dos operadores nacionais. O desconhecimento de regras e de procedimentos, a dificuldade de acesso às oportunidades que este mercado oferece persistem como enormes barreiras à entrada da poderosa indústria do desenvolvimento. A União Europeia aprovou recentemente os Documentos de Estratégia e os Programas Indicativos Nacionais para os 5 PALOP. Por seu turno, o Banco Mundial permanece um financiador de referência no espaço lusófono. O Ministério da Economia considera o aumento da participação de empresas portuguesas em concursos com financiamento multilateral um desígnio estratégico. 
09:30 Recepção dos Participantes,  AIP Junqueira 
10:00    Boas Vindas Fundação AIP
 10:05 Apresentação Estudo Multilaterais
  Rui Miguel Santos, Presidente – CESO Development Consultants 
 10:30   Carlos Lopes Gonçalves, Director COBA
 10:45 Joaquim Neves, Divisão de Assuntos Multilaterais
  Camões Instituto da Cooperação e da Língua
 11:00 Inês Jácome, AICEP,  Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP+GPEARI)
 11:15 | 12:00 Debate

VER   http://fundacaoaip.pt/programa-apresentacao-estudo-multilaterais/  e o estudo http://mab.to/Fq7jsiXiT
Colocar peritos e empresas portuguesas em projectos financiados por Multilaterais nos PALOP devia ser uma prioridade nacional mas as barreiras são altas. Alguns bons peritos não têm experiência internacional, outros não conseguem autorização das suas hierarquias, é-lhes recusada a licença sem vencimento, etc.
Ver mais em  http://www.pdesenvolvimento.pt/   e  Guia Prático de Acesso aos Financiametos Multilaterais  http://www.pdesenvolvimento.pt/documentos%20pdf/Guia_Multilaterais_Financeiras.pdf 



Sem comentários:

Enviar um comentário