Tradutor

segunda-feira, abril 07, 2014

Estamos no limite da carga fiscal



A carga fiscal, medida pelo peso da receita fiscal no PIB foi de 43,1% do PIB em 2013, abaixo  distante do pico de 45% atingido no país em 2011.
O peso  das receitas no PIB em Portugal permanece  abaixo da média dos países da Zona Euro (  em torno de 46,6% do PIB)  em parte porque Portugal tem maior défices. 

Ver  http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/fmi_antecipa_ligeira_reducao_da_carga_fiscal_em_2014.html

Só com mais financiamento e menos carga fiscal as empresas nacionais conseguirão vencer, Mirante.pt, 06-02-2013O estudo aponta que Portugal continua a ser um país pouco competitivo em termos económicos face à média europeia e a única forma de dar a volta à situação é possibilitando aos empresários o acesso a novos mecanismos de financiamento, que lhes permitam investir. As conclusões são de José Ferreira Machado, diretor da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, e de Manuel Caldeira Cabral, professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Os dois oradores foram convidados para comentar o relatório de competitividade das empresas portuguesas, na sessão que decorreu em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário