Tradutor

domingo, julho 07, 2013

Credores loucos apertam o cerco aos devedores

Debt workout 101- part 25
O Expresso publica um artigo de Paul de Grauwe, Bélgica, em português, que reflecte algumas ideias publicadas aqui em inglês.  Principalmente a ideia que os credores tontos e sobre-alavancados têm que assumir a sua quota-parte dos custos do ajustamento.
A frase de Grauwe:  "Para cada devedor louco no  Sul houve um credor louco do Norte" faz recordar  a seguinte frase de um dos artigos da nossa serie sobre "Debt Workout 101":
 When debt burdens become excessive, default and suspension of payments by the borrower are often necessary in order to force the creditors to the re-negotiating table, and to insure a fair sharing of the sacrifices between the foolish overleveraged borrower and its,  equally foolish, overextended lenders. "
"
http://ppplusofonia.blogspot.pt/2012/09/why-early-sovereign-default-could-save_13.html

1 comentário:

  1. é isso mesmo; os investidores estão sobre-alavancados em políticas como a forma como o BCE introduz na economia o dinheiro que imprime e na capacidade de "chutar" para os Estados o ónus dos seus excessos; por isso, para eles, o que compensa é ultrapassar o limite do que pode ser bem sucedido, têm de levar sempre o devedor além das suas possibilidades; chegado aí, logo se encontra uma solução - ou através do Banco Central ou do Estado, direta ou indiretamente. Mas a possibilidade de terem um prejuízo nesta fase esta contabilizada, faz parte do processo - é vantajoso para os credores excederem o que podem emprestar e depois renegociarem a dívida e fazerem até perdões parciais. É assim que as coisas funcionam. Se emprestassem menos, ganhavam menos do que assim. Renegociar as dívidas quando elas ultrapassam a capacidade do devedor faz parte do processo de enriquecimento dos investidores.

    ResponderEliminar