Tradutor

terça-feira, setembro 25, 2012

Bancos Centrais da CPLP criam grupo de trabalho para integração económica e financeira - Economia - PUBLICO.PT

Bancos Centrais da CPLP criam grupo de trabalho para integração económica e financeira - Economia - PUBLICO.PT


Os representantes dos bancos centrais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiram hoje criar um grupo de trabalho para ajudar na integração económica e financeira entre seus membros.

A decisão foi tomada durante o VI Encontro de Governadores dos Bancos Centrais da CPLP, realizada no Rio de Janeiro, com a presença de representantes de todos os oito membros da comunidade.

Segundo a assessoria do Banco Central do Brasil, o grupo estudará alguns dos sistemas de pagamentos internacionais já existentes, incluindo os utilizados entre as nações latino-americanas, com vista a encontrar a melhor solução para aprofundar a relação económica e financeira dos países de língua portuguesa.

Na mesma reunião, ficou decidido que o primeiro relatório do grupo de trabalho será apresentado num encontro em Lisboa, marcado para Novembro.

Na ocasião, Portugal apresentará também um estudo pormenorizado sobre os requisitos que um eventual acordo deverá conter para garantir o respeito pelas regras da União Europeia.
Fonte:  Publico http://economia.publico.pt/Noticia/bancos-centrais-da-cplp-criam-grupo-de-trabalho-para-integracao-economica-e-financeira-1564388?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29



2 comentários:

  1. Pois... mas Portugal já não tem um banco central... o BP, como se sabe, é apenas uma "antena" do BCE, sobre o qual Portugal não tem qq poder... os funcionários do BP nem sequer obedecem às leis do país, que só tem deveres em relação a eles, como pagar-lhes, não tem direitos... não estou a ver o que faz Portugal neste assunto, quando muito só serve de testa de ferro...

    ResponderEliminar
  2. O Banco de Portugal tem muito a fazer em termos de assistência técnica, na gestão dos meios de pagamento, na supervisão bancária e gestão da politica de crédito, e até na condução da politica monetária, apesar de agora estar subserviente ao BCE.

    Outra questão, bastante relevante, é se o BdP e o BCE têm estado a conduzir bem o sistema financeiro Europeu. Aí, a avaliação é bastante negativa, pois os bancos centrais, com a ajuda das norm de Basileia, permitiram niveis de alavancagem bancaria perfeitamente insustentáveis e imprudentes, uma falha clara da regulação prudencial do sistema financeiro.

    ResponderEliminar