Tradutor

segunda-feira, maio 07, 2012

Alemão para todos

Um grupo alemão lider mundial de engenharia quer contratar centenas de engenheiros  de todas as áreas menos engenharia civil nos países com elevados níveis de desemprego.   Primeiro, os candidatos recebem um curso intensivo de alemão de dois meses  com todas as despesas pagas.   Depois, os engenheiros seleccionados passam por um período de experiência de seis meses.

Apesar da língua alemã ser a maior língua materna na Europa e da Alemanha ser a maior potencia económica na Europa, o ensino de alemão está praticamente inacessível aos jovens portugueses.  A menos que tenham queda para filosofia e que estejam matriculados na área de Humanidades nas escolas secundárias.  Se não forem filósofos, nem fizerem parte deste grupo selecto  de engenheiros, se quiserem emigrar para a Alemanha terão que começar por lavar pratos.

A Alemanha é também um dos nossos principais clientes e o nosso principal credor. Falar o idioma dos clientes é o primeiro passo no sucesso das exportações.

Em vez de importarmos VWs e BMWs, deveríamos estar a importar professores de alemão.

2 comentários:

  1. Exportações alemãs batem novos recordes em Março
    As empresas alemãs exportaram mercadorias no valor de 98,9 mil milhões de euros, superando em 0,7% o recorde estabelecido em Março de 2011, sobretudo, para países não-europeus (+6,1%), e -2,8% para a EU.

    ResponderEliminar