Tradutor

sábado, fevereiro 11, 2012

Falta de literacia financeira promoveu o endividamento

Portugal é (um dos) países mais endividados da Europa

Até meados dos anos 1990s, havia pouca experiência de crédito em Portugal.  Assim esta é a primeira geração a ter acesso fácil ao crédito, fora do antigo “rol de fiados” na mercearia do bairro. 
Por isso somos novatos no crédito.  E como um motorista inexperiente ao volante de um Ferrari, somos um “perigo na estrada”.
-  O crédito automóvel era proibido até 1992-3
-  O crédito à habitação era muito escasso e condicionado.  Em 1992, mais de metade das casas vendidas eram pagas a pronto pagamento
- O crédito ao consumo e os cartões de crédito eram sujeito a um imposto do selo especial superior a  7%.

Agora vamos ter todos que fazer uma desalavancagem forçada, vamos ter que voltar a esses tempos,  reaprendendo as lições fundamentais da literacia financeira.

Mariana ABRANTES de Sousa
PPP Lusofonia



As questões financeiras podem ser organizadas em  cinco grandes temas:

1. Orçamento familiar, rendimentos e despesas e gestão de prioridades Só 25% das crianças têm semanada ou mesada, as outras “vão pedindo”, por isso não aprendem a gerir o seu orçamento. Agora é necessário reduzir no consumo supérfluo, mantendo o investimento. Por exemplo, uma ida ao dentista é um investimento na saúde, uma ida ao cabeleiro é consumo não essencial.

 2. Gestão de riscos financeiros, como as taxas de juro variável no crédito à habitação, quedas inesperadas nos rendimentos, perda de clientes, desemprego, doença, através de seguros, ou através um bom pé de meia para aguentar os maus momentos

 3. Gestão do crédito e do endividamento em função do rendimento disponível e da taxa de esforço, prestação sobre o rendimento mensal (rácio de cobertura de serviço de dívida) e da alavancagem, passivos totais sobre o rendimento disponível anual.  A divida de particulares (household debt) representa 140% fo PIB, o faz de Portugal um dos países mais endividados da Europa.   Em parte, isto reflecte os elevados níveis de crédito à habitação, para casa própria e também para habitações secundárias.  Diz-se que os gerentes bancários tinham objectivos para fazer crédito, mas não para angariar depósitos.

Neste momento, muitas famílias não conseguem continuar a pagar o crédito à habitação e vêm-se obrigadas a entregar a casa ao banco, uma dação em pagamento. Mas se o valor da casa for inferior ao saldo em dívida, há bancos que obrigam o mutuário a contratualizar o remanescente como um crédito pessoal, com fianças e taxas elevadas. Nos Estados Unidos, os clientes "subprime" conseguem livrar-se da dívida excessiva com o mecanismo de "short sale", um tipo de bancarrota parcial  que obriga os credores a  partilhar a perda de valor do bem financiado.   Adicionalmente, o crédito ao consumo deveria voltar a er  fortemente restringido. A palavra de ordem para os cartões de crédito é: CORTAR.

4. Poupança, pois o que conta não é o que se ganha, mas sim o que se guarda. É preciso poupar, isto é deixar de consumir, para investir, para aguentar os altos e baixos, para poupar para a terceira idade, inclusive para suportar algumas despesas de saúde. Não podemos depender totalmente do Estado, da Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, temos que ter alguma autonomia financeira. É necessário promover a poupança com taxas de juro de depósitos positivas em termos reais, e com um fundo de garantia de depósitos que deveria ser europeu e não apenas nacional.

5. Numeracia, precisamos de aprender ou reaprender a fazer contas, neste país de baixo aproveitamento a matemática. Saber calcular o montante das prestações, juros sobre juros, custo total.   Um estudo de Gerardi, Goette e Meier (2010) para o Fed Atlanta encontrou uma grande correlação  negativa  e entre a capacidade numérica do mutuário "subprime" e várias medidas de crédito mal parado. Todos os mutuários "subprime" eram, por definição, pessoas com mau historial de crédito, propensos a problemas financeiros, mas nem todos entraram em incumprimento. O estudo revelou que o que faz a diferença são os conhecimentos básicos de matemática do mutuário. Os mutuários que reprovaram num teste simples de matemática eram muito mais propensos a deixar de pagar os seus créditos, talvez por não saberem bem "deitar contas à vida". Teste a sua numeracia aqui. 


Em resumo, podemos bem recuperar a literacia financeira patente nos provérbios e ditados populares. 
  • Quem compra o que não pode, vende o que não quer 
  • Quem tudo quer tudo perde  
  • Poupe hoje, ou trabalhe amanhã 
  • Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão...
Mariana Abrantes de Sousa
PPP Lusofonia
Fonte: ETV http://tv.economico.pt/
Ver também APB Educação Financeira, Estudo da Fed Atlanta sobre o crédito subprime,
Inquérito do BdP à literacia financeira  Conferência sobre literacia financeira;
Plano Nacional de Literacia Financeira ; literacia financeira no mundo,
  DECO , SEFIN ; OCDE Espanha, OECD Gateway for Financial Education ,
Mediador de Credito,  http://www.mediadordocredito.pt/SiteCollectionDocuments/literacia_financeira.pdf
Blog on financial literacy http://annalusardi.blogspot.com/
Large segment of American K-12 student population is not being exposed to #economicsand #personalfinance education bit.ly/CEEsurvey2011 
See financial literacy seminar series http://business.gwu.edu/flss/

19 comentários:

  1. Bancos investem na literacia financeira dos seus clientes

    Ver http://mobile.economico.pt/noticias/banca-aposta-em-sites-de-literacia-financeira_137327.html

    ResponderEliminar
  2. Numeracy tests separates the good from the bad borrowers.

    Subprime borrowers were all, by definition, people with poor credit histories, prone to financial problems, yet their ability to repay differed widely. A study from the Federal Reserve Bank of Atlanta has found that what makes the difference is the borrower's basic numeracy. They gave a simple quiz to a group of subprime borrowers who had similar personal circumstances and had taken out the same type of loan. They found that those who flunked the test were much more prone to defaulting than the numerate, who were much more likely to manage to keep paying.

    Gerardi,Goette and Meier (2010) found a large and statistically significant negative correlation between numerical ability of the borrower and various measures of credit delinquency and default.

    See http://www.frbatlanta.org/pubs/wp/working_paper_2010-10.cfm

    ResponderEliminar
  3. PNLF - Plano Nacional de Literacia Financeira até 2015 foi elaborado por um grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, com a colaboração das associações sectoriais, a ABP, APS, etc.

    ResponderEliminar
  4. OECD conference 10-11 May 2012
    Madrid, Spain

    Conference on Financial Education "Challenges Ahead: Turning Policy Guidance into Efficient Practices" will bring together experts from around the world to share their experiences of implementing national strategies for financial education and combining consumer protection and education to support households’ financial wellbeing

    DAY 1: National strategies and their implementation national strategies for financial education financial literacy communication campaigns financial education in schools
    private sector’s involvement in financial education

    DAY 2: Financial consumer protection and education to support households’ financial wellbeing
    long-term savings
    consumer credit

    9th meeting of the International Network on Financial Education (INFE) on 9 May 2012

    ResponderEliminar
  5. Em 20 anos, o endividamento das famílias passou de menos de 40% para mais de 130% do rendimento disponível.

    ResponderEliminar
  6. Mediador de Crédito, desconhecido, tem recebido poucos pedidos

    ResponderEliminar
  7. www-b-a-BES.com, é uma plataforma ‘online' que pretende ajudar os utilizadores a aprofundar os seus conhecimentos financeiros, bem como a apreender de forma simples, aqueles conceitos que até agora lhes eram tidos como complexos

    ResponderEliminar
  8. www.saldopositivo.cgd.pt
    lançado em 2008 pela Caixa Geral de Depósitos. Neste site é facultada informação que pretende ajudar as pessoas a gerirem melhor os seus orçamentos familiares

    ResponderEliminar
  9. "Short sale of collateral" funciona como uma dação em pagamento em que o valor do bem hipotecado ou penhorado é inferior (short) em relação ao saldo em dívida.

    A divida remanescente pode manter-se viva, com prazo de reembolso longos e taxa de juro agravadas, ou pode ser "perdoada" pelo credor.

    O devedor pode ficar inibido de recorrer a novos créditos durante 4-5 anos.

    ResponderEliminar
  10. Durante anos a banca proveitou a ileteracia financeira; uma consultora fez um estudo num país da américa do sul, tendo concluído que mais de metade das pessoas deconhecia o significado da palavra juros, o que foi considerado uma interessante oportunidade de negócio.

    Agora, o problema da banca é conseguir que as pessoas paguem os empréstimos; daí todas estas ajudas à "literacia", ou seja, "saiba onde tem de cortar para conseguir pagar o que nos deve."

    ResponderEliminar
  11. Desemprego bate recorde

    http://economico.sapo.pt/noticias/numero-de-pessoas-a-receber-subsidio-de-desemprego-bate-recorde_139114.html

    ResponderEliminar
  12. Preferences for "living with the old folks" have a lot to do with the relative prosperity of the succeeding generations.
    With generous protection to job-holders and pensioners, the job-less young are left out in the cold.

    Already in the early 1990's the French complained that ... les jeunes adults s'incrustent chez papa/maman.

    But delaying household formation and leaving young men at loose ends can have very severe socio-economic consequences.

    ResponderEliminar
  13. A literacia financeira, a numeracia e a alfabetização, é sempre positiva, mesmo que sirva para facilitar o reembolso das dívidas.

    Quem não sabe fazer contas corre mais riscos desaconselháveis, e isso não é bom para ninguém, nem para os próprios nem para o colectivo da economia.

    Diz-ze que qualquer tonto pode ganhar dinheiro, mas só os sábios o sabem guardar.

    ResponderEliminar
  14. Financial Literacy Seminar Series, Spring Term 2012

    Seminar I: March 08, 2012 - Peter Tufano (Dean of Said Business School, Oxford University)

    Seminar II: March 22, 2012 - Joanne Hsu (Board of Governors of the Federal Reserve System)

    Seminar III: April 11, 2012 - Annamaria Lusardi (The George Washington University School of Business)

    Seminar IV: April 20, 2012 - Cynthia Fletcher (Iowa State University), Nick Maynard (D2D), Joanne Yoong (Rand)

    Seminar V: May 03, 2012 - Eric Johnson (Columbia Business School)

    Seminar VI: May 17, 2012 - TBA

    ResponderEliminar
  15. Administrador não-executivoquarta-feira, 21 março, 2012

    Tendeiro que não vai à tenda, melhor que a venda

    ResponderEliminar
  16. Casos de triste memóriaquinta-feira, 10 maio, 2012

    Casos de triste memória acumulam-se:
    Uma senhora utilizou um parte da indemnização por despedimento que recebeu para comprar um colar de ouro e diamantes, em vez de amortizar o crédito à habitação.
    Agora que tem prestações da casa em atraso, tenta vender o colar mas oferecem-lhe apenas 20% do preço que pagou.
    Um caso de má gestão de risco.

    ResponderEliminar
  17. Concurso Todos Contam oferece prémio de 1000€ para o melhor projecto de ensino de literacia financeira.

    Este concurso enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira e tem, por isso, como objetivo premiar os melhores projetos de formação financeira que irão ser implementados nas escolas durante o ano letivo 2012/2013.

    ResponderEliminar
  18. Forum sobre Educação Financeira
    21-Fev-2013
    Hotel Pestana Palace
    forum.credito@economico.pt

    ResponderEliminar
  19. Falta de literacia financeira dificulta escolhas acertadas

    http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-financas-pessoais/falta-literacia-financeira-dificulta-escolhas-acertadas

    ResponderEliminar