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sábado, agosto 28, 2010

Renegociações de concessões passam risco de tráfego para o Concedente - 2

Segundo notícias do  Diário da República, o Governo nomeou uma  Comissão de Renegociação das Concessões SCUT, nomeadamente SCUTIVAS, Ascendi, NORSCUT e EUROSCUT, que apresentará relatório até 30-Setembro-2010. 

A Comissão de Renegociação será  coordenada por Francisco  Soares,  com Vítor  Almeida, e Ernesto  Ribeiro em representação das Finanças, Pedro Silva Costa e Joaquim Pais Jorge em representação do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Como suplentes ficaram Maria Amália Freire de Almeida em representação das Finanças e Pedro Durão Lopes, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.


Paralelamente, foi constituída outra comissão para transformar  mais duas concessionárias em sub concessionárias da  EP,SA, a  AEDL Auto-Estradas do Douro Litoral  e a Brisal — Auto-Estradas do Litoral. 


As renegociações destas concessões SCUT, e de outras concessões que foram renegociadas recentemente, são geralmente provocadas pela decisão do Concedente de introduzir portagens.   A introdução de portagens aumenta o risco de tráfego, por isso essa alteração unilateral do Concedente obriga-o a  indemnizar a concessionária a fim de repor o equilíbrio financeiro da concessão.  

Existem várias formas de repôr o reequilíbrio económico e financeiro (REF) no caso da introdução das portagens,  
nomeadamente:  
  • Pagamento de indemnização em numerário, o que não convém na actual crise orçamental.
  • Prolongamento do prazo da concessão, a fim de permitir ao concessionário de obter rendimentos por mais anos.  O MOPTC já indicou que não o fará.  
  • Alteração da afectação de riscos, da  concessionário para o Concedente, transformando a receita baseada no tráfego contado para receita com base da mera "disponibilidade" da via, uma prática que está a ser generalizada
Os REFs têm que ser sempre aprovados pelos bancos credores, o que está cada vez mais difícil na actual crise financeira.  A transformação da remuneração das  concessões SCUT  transfere o risco de tráfego para o Concedente, que passa a pagar o volume tráfego previsto inicialmente, não o tráfego real, na forma de  pagamentos por disponibilidade.  No caso das diversas concessões que estão com tráfego real  significativamente  (de -20% a -40%)  abaixo da previsão do Cenário Base inicial, isto   representa um forte benefício.  Na pratica, o pagamento por disponibilidade  pode representar mais encargos para o Concedente  do que a alternativa de  indemnização ou prolongamento.   

No caso da transformação das concessões com portagem em subconcessões com receita baseada na disponibilidade, o risco de tráfego também passa da  concessionária para o Concedente.  

A transferência de riscos importantes como o risco de tráfego em sede de uma renegociação bilateral,  sem
pressão concorrencial, que é equivalente a um ajuste directo, implica riscos importantes para o Concedente.  

Para promover a transparência e defender os interesses do contribuinte (Value for Money), seria importante divulgar estudos comparativos do tráfego previsto no Cenário Base inicial,  com o tráfego real e com as novas previsões de tráfego actualizadas.   Isto seria essencial para garantir que o Concedente não passa a "pagar tráfego" inexistente,  através de um pagamento por disponibilidade claramente empolado.  Caso contrário, o sonar dos credores vai facilmente detecta a dívida pública indirecta a crescer com as PPPs. 


VER também 
http://ppplusofonia.blogspot.com/2009/10/scut-renegociadas-passam-risco-de.html

6 comentários:

  1. A introdução de portagens nas auto-estradas SCUT pouco ajuda as Estradas de Portugal, que passam a receber algumas portagens, mas passam a pagar rendas "disponibilidade" das vias que em alguns casos são mais elevadas do que as rendas que pagavam pelo tráfego contado.
    E se o tráfefo for baixo, pagam o mesmo. não beneficiam de redução.
    É por isso que se diz que o risco de (falta de tráfego) passa para o Concedente/Contribuinte.

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  2. Fitch, 2003: “In Spain and Portugal, the concept fo financial (re)equilibrium gives conformt with reard to the possiblity of Government intervention, but this concept does not exist in other countries”
    ... the transformation of the original SCUT programme in Portugal from shadow tolls to cash tolls "will test the application of the financial equilibrium concept for road concessions in Portugal..."
    http://www.developmentfunds.org/pubs/Fitch%20PPP-UK.pdf

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  3. Concessão da Fertagus foi prorrogada sem concurso público.
    O Governo anunciou que ia prorrogar a concessão do serviço dos comboios que passam pela Ponte 25 de Abril e que diariamente circulam nos 54 quilómetros de linha entre Setúbal e Lisboa.
    Apesar de a concessão terminar a 31 de dezembro, o Governo prorrogou-a por mais nove anos, até 2019, sem ter lançado um novo concurso público.
    Fonte: Expresso 6-Dez-2010

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  4. Tráfego nas SCUT caiu 40 por cento desde introdução de portagensPor Redacção

    Desde a data da introdução de portagens nas três ex-SCUT do norte do país, em Outubro de 2010, o tráfego diário naquelas estradas caiu mais de 40 por cento.

    De acordo com o Instituto das Infra-estruturas Rodoviárias (InIR), a A29 (Costa de Prata) foi a que registou uma maior descida, de 51,60 por cento em Novembro de 2010 face ao mesmo mês de 2009. A circulação diária de 45 mil veículos ficou reduzida a 22 mil veículos.

    Já na ex-SCUT do Grande Porto A41 e A42, a redução foi de 47,42 por cento e 43,25 por cento respectivamente, numa quebra de cerca de 30 mil veículos por dia.

    Na ex-SCUT do Norte Litoral (A28), a redução foi de apenas 24,95 por cento, o equivalente a menos de oito mil veículos por dia.

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  5. 2012 Via do Infante perdeu 44,4% do tráfego diário
    A Via do Infante registou uma quebra no tráfego médio diário (TMD) de 44,4% no último trimestre de 2012, indica um relatório do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), consultado pela Lusa.

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  6. Bolas de Berlim a menos depois da introdução das portagens nas SCUT

    http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---sociedade/bolas-de-berlim-tvi24pt-scut-ultimas-noticias/1306594-5795.html

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