Tradutor

sábado, maio 29, 2010

Hospital de S. João corta 10% nos salários dos administradores

TVI24,  Redacção /CMM,  26-Maio-2010, 2010 Notícias 
Conselho de Administração garante que plano de contenção não põe em causa a qualidade dos serviços prestados

As medidas de austeridade tomadas pelo Governo para combater a crise vão também afectar o sector da saúde. O Hospital de São João, no Porto, apresentou esta quarta-feira um plano para reduzir os gastos naquela unidade hospitalar.

Cortes nas horas extraordinárias e uma redução de 10 por cento nos ordenados dos administradores foram algumas das medidas tomadas pela administração do hospital, que não precisou dos 20 dias dados pela Ministra da Saúde Ana Jorge para apresentar o seu Plano de Contenção.

As resoluções tomadas pelo Hospital de São João vão permitir que a maior unidade de saúde nortenha poupe 5,3 milhões de euros, um forte contributo para a redução de despesas neste sector, exigido pelo Ministério da Saúde, que pretende diminuir os gastos em 50 milhões de euros.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João, António Ferreira, o novo plano que vai entrar em vigor já a partir de Junho «centra-se no respeito pelo doente, nunca pondo em causa os tratamentos que são necessários». O objectivo do hospital é «promover o melhor aproveitamento dos recursos humanos e técnicos, sem quaisquer roturas na relação com os seus colaboradores» e sem qualquer despedimento previsto.

António Ferreira salientou ainda que antes deste plano de contenção, aprovado dia 11 de Maio pelo Conselho de Administração do Hospital de São João e pela Secretaria de Estado da Saúde, já tinham sido tomadas outras medidas que permitiram reduzir em cinco por cento os custos com as horas extraordinárias e em oito por cento nas horas de prevenção, nos primeiros quatro meses do ano.

O pacote aprovado este mês de Maio vai vigorar até 31 de Dezembro, sendo depois reavaliado.
Fonte:  espbr

Parabéns aos hospitais de São João do Porto e de Leiria são os hospitais com melhores resultados  entre hospitais EPE, bons exemplos a estudar e replicar.

2 comentários:

  1. A saúde não tem preço,
    mas tem custos ... EXCESSIVOS,
    e quem paga é o contribuinte

    Ver a entrevista a Manuel Antues no Diário de Coimbra
    http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=7567&Itemid=135

    ResponderEliminar
  2. Os gastos com a Saúde são, no futuro, “o principal problema orçamental que Portugal enfrenta”, afirma Teresa Ter-Minassian, a antiga chefe de delegação FMI que negociou o empréstimo a Portugal na crise de 1983.

    ResponderEliminar