Tradutor

sábado, janeiro 23, 2010

Associações promovem empreendedorismo feminino com apoio do POPH

A Igualdade de Género é uma aposta no futuro
A Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, preside, sexta-feira, dia 22 de Janeiro 2010 à cerimónia de assinatura dos Contratos aprovados no âmbito do 2.º Concurso para financiamento de projectos de Empreendedorismo Feminino, enquadrados no Eixo 7 – Igualdade de Género, do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).

Estes projectos visam: promover estratégias de apoio ao empreendedorismo das mulheres, incentivar o associativismo e a criação de redes, favorecendo o auto emprego, a capacidade empresarial e a qualidade da participação feminina na vida activa.
Estas iniciativas permitem, ainda, dar visibilidade à implementação de planos para a igualdade no contexto das associações empresariais, reforçando a sensibilização das empresas na área da Responsabilidade Social em termos de políticas para a igualdade.

No âmbito da medida 7.6 do POPH - Apoio ao empreendedorismo, associativismo e criação de redes empresariais de actividades económicas geridas por mulheres, foram aprovados 53 projectos, representando um investimento na ordem dos 7 200 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 36 meses.
Na medida 7.2 do POPH - Planos para a Igualdade, foram aprovados 15 projectos, representando um investimento na ordem dos 1 300 000 euros, os projectos têm a duração máxima de 24 meses.

A cerimónia no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos conta também com a presença Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, do Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, do Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Manuel Albano, e das várias Associações apoiadas
Fonte: Portal do Governo

2 comentários:

  1. Um estudo interessante de P.Cosme, da FEP-UP sobre o prémio de risco (ou a falta dele) nos salários:

    No mercado de trabalho, observa-se que os trabalhadores de empresas com elevado risco de falência têm salários mais baixos que a média e preferem esse empregos a outros em empresas com menor risco de falência. Aparentemente, esta observação é contrária ao previsto pela teoria financeira relativamente a agentes racionais e avessos ao risco. Assim, a teoria prevê que os activos com maior risco apenas são preferidos se a sua rentabilidade também for, em termos esperados, maior. No presente trabalho demonstro num quadro teórico neoclássico que é racional trabalhadores avessos ao risco que auferem salários relativamente baixos preferirem as empresas de maior risco de falência porque, em caso de falência, podem receber o subsídio de desemprego durante um longo período de tempo.

    ResponderEliminar
  2. DEGÉNERO - Mainstreaming de Género nas Políticas Públicas financiamento

    Objectivo: conhecer as políticas da igualdade de género e a importância desta dimensão na boa governabilidade
    Data: 9 de Maio a 21 de Outubro (120h + e-Learning) 2 dias/semana, 9h30-17h30

    Preço: sem custos de participação (financiamento POPH)

    ResponderEliminar