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quinta-feira, junho 25, 2009

PISA representa grandes desafios para os alunos e professores portugueses

PORTUGAL está nos níveis mais baixos em termos de aproveitamento escolar dos alunos de 15 anos, segundo os exames internacionais do PISA de 2006, mas está apenas ligeiramento abaixo dos Estados Unidos e da Espanha.

O Programme for International Student Assessment (PISA) é um teste feito cada 3 anos em todo o mundo, coordenado pela OCDE Organisation for Economic Co-operation and Development .


O objectivo do programa de testes é comparar o aproveitamento escolar de jóvens em todo o mundo a fim de promover melhores resultados.

8 comentários:

  1. A Associação Portuguesa de Matemática promove a escola de verão de matemática.
    FORÇA!
    VER www.apm.pt

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  2. Os alunos portugueses precisavam "escolas de verão de matemática" em todas as escolas secundárias do país.

    VER a iniciativa da Associação Portuguesa de Matemática, www.apm.pt

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  3. Muitos parabéns aos jovens portugueses que participaram nas Olimpiadas de Matemática internacionais, que se realizaram na Alemanha, e que trouxeram a medalha de prata para Portugal.

    E muito mérito para a Associação Portuguesa de Matemática.

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  4. Portugal enfrenta um grande desafio para subir na escala, um desafio para os alunos, os professores os pais, os tios, até para os vizinhos.
    Se se tratasse de futebol, haveria uma grande campanha e bandeiras nas janelas!

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  5. Partindo quase do mesmo nível de prosperidade nos anos 1970s, a Coreia do Sul mas deu um grande salto desde então graças ao forte investimento na educação e agora tem um rendimento per capita cerca de quatro vezes maior do que o Brasil.

    Em termos de aproveitamento escolar, a Coreia está no topo em leitura, enquanto o Brasil está abaixo do Mexico, mas acima da Argentina.

    E não é por falta de despesas em educação. Enquanto A Coreia do Sul gasta apenas 4.1% do PIB em educação, o Brasil gasta 5,1%, mas com pouca eficácia, pois o abstentismo dos professores é 13% na média e pode chegar a 30% em certos dias em certas escolas.

    Fonte: The Economist, 6-Junho-2006

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  6. Escolaridade obrigatória alargada para 12 anos
    00h30m
    O presidente da República promulgou o diploma que prevê o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos.

    A proposta de lei do Governo, que foi aprovada a 10 de Julho com os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PEV e a abstenção do PSD e do CDS-PP, estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens em idade escolar e consagra a "universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir de cinco anos".

    Na altura da discussão do diploma na especialidade, o PS concordou com a retirada do artigo da proposta referente à admissão ao trabalho de menores abrangidos pela escolaridade obrigatória, que tinha motivado críticas por parte da oposição.

    A oposição criticou ainda a celeridade do processo legislativo, acusando o PS e o Governo de tentar cumprir "à pressa" uma promessa eleitoral.

    Fonte: JN
    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1344614

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  7. Matemática: Portugal precisa de mais investimento em professores e mais horas de ensino
    31-Outubro-2009
    Por Lusa

    Portugal precisa de um forte investimento na formação de professores de Matemática e de mais tempo para o ensino da disciplina, defendeu o futuro secretário-geral da Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI), Jaime Carvalho e Silva.Nelson Garrido

    A par da qualidade da formação dos docentes, há que disponibilizar mais horas para o ensino da Matemática, defende Jaime Carvalho e Silva
    Autor dos programas de Matemática do ensino secundário, Jaime Carvalho e Silva assume funções a 1 de Janeiro, sendo o primeiro português eleito secretário-geral da maior associação mundial dedicada à educação da Matemática, que engloba 85 países.

    “Suspeito que vai haver falta de professores de Matemática em Portugal e que isso se começará a sentir já este ano”, disse o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em declarações à agência Lusa.

    Na sua opinião, “há 20 anos que não há qualquer investimento na formação inicial dos professores de Matemática em Portugal”.

    “Devia haver um forte investimento, os professores do ensino primário são generalistas, a partir do 2º Ciclo há formação específica e vão faltar professores de Matemática em todas as áreas”, prognosticou.

    A par da qualidade da formação dos docentes, há que disponibilizar mais horas para o ensino da Matemática, “uma área considerada difícil, por ser uma disciplina acumulativa (aprendizagem implica solidificação de conhecimentos anteriores) e pelo carácter de abstracção que implica”, disse.

    “Em Portugal temos poucas horas para aprender Matemática nas escolas, é preciso mais, mas infelizmente não tem havido, à semelhança de outros países, a sensibilidade necessária para dar mais espaço horário à Matemática”, criticou.

    O Investigador de Análise e História e Metodologia da Matemática do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC) está consciente de que a questão “levanta o problema do rearranjo das disciplinas escolares”, mas considera que “entre o 5º e o 9º anos de escolaridade há uma multidão de disciplinas”.

    Alguns dos problemas com que se depara a Matemática estão relacionados com a cultura e com a língua.

    “A nível internacional, a língua franca é o inglês e todos os estudos são publicados em inglês, mas a maior parte dos professores de Matemática em Portugal não domina a língua”, sustentou.

    Essa é uma das razões que leva o futuro secretário-geral da ICMI a querer organizar um congresso de Matemática dos países de língua portuguesa, dento de dois anos.

    “Além da língua, há uma cultura comum e problemas associados a essa cultura, como o de se considerar que a formação científica não é importante e que conseguimos improvisar o que será necessário”, disse, ressalvando que essa corrente não é específica destes países.

    http://www.publico.pt/Educação/matematica-portugal-precisa-de-mais-investimento-em-professores-e-mais-horas-de-ensino_1407675

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  8. "Successful organizations turn information ...into information that cannot be ignored" (Collins, 2001)

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