Tradutor

quarta-feira, janeiro 24, 2007

PPPs são opção para financiar obras de grande porte

Santos, Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2007, 09:48

Da Reportagem
Fonte: A TRIBUNA

A falta de capacidade de investimento do Poder Público faz das parcerias público-privadas (PPPs) a principal opção financeira para a realização de grandes obras, principalmente na área de transporte público. A opinião, do presidente da Associação Brasileira do Parceiro Público-Privado, Orlando Augusto da Silva, fez parte da palestra PPP no Transporte Público, ministrada por ele ontem, no Hotel Fenícia Praia, no José Menino.
‘‘A aplicação das PPPs é uma necessidade’’, avaliou o presidente da associação, salientando que os investimentos privados são a melhor forma de trazer benefícios para a sociedade sem necessidade de gastos públicos.
Segundo ele, o investimento do Poder Público resulta em aumento de impostos, o que não ocorre com as PPPs, que não transferem os gastos das obras para a população.
‘‘O dinheiro é investido pelos parceiros, que depois recuperam o valor explorando o serviço’’, resume, destacando apenas que ainda falta cultura política para que o sistema de parcerias deslanche.
Pólo de atração
Para Silva, a necessidade de grandes obras de transporte público para a integração da Região Metropolitana faz da Baixada Santista um pólo de atração de investimentos para as PPPS.
Segundo ele, a utilização de investimentos particulares será a solução para obras há muito tempo planejadas, mas que ainda dependem de verbas elevadas, como o túnel sob o estuário ligando Santos e Guarujá, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre Santos e o Litoral Sul, e o projeto do monotrilho, entre Praia Grande e Santos, com trajeto pela orla.
Dono do hotel onde ocorreu a palestra e principal entusiasta do monotrilho, o empresário Anuar Assad David apresentou o DVD sobre sua proposta, expondo todos os benefícios que o monotrilho poderá trazer.
‘‘Tenho 40 mil assinaturas a favor do projeto e vou levá-las para o governador José Serra’’, garantiu David.


Colaboração

ABPPP
Associação Brasileira do Parceiro Público-Privado
Avenida Paulista, 777, 15º andar, Capital – SP
011-3323-1982
“financiando o desenvolvimento urbano”

Sem comentários:

Enviar um comentário