Tradutor

terça-feira, julho 04, 2006

ICEP e a Marca Portugal

A imagem de Portugal faz parte integrante da imagem das marcas portuguesas.
Importa saber como é visto Portugal no estrangeiro e fazer com a imagem nacional traga valor acrescentado às marcas sectoriais e empresariais como a Children's Fashion from Portugal.

Com a presença do presidente do ICEP Marques da Cruz, a APPM Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing discutiu o progama do ICEP para promover a Marca Portugal, em reunião 29-Junho.

Esta iniciativa é orientada para o aumento de vendas nas exportações de mercadorias e serviços e no turismo. Em 2005 houve diversas sessões de trabalho com especialistas de sectors como turismo, empresas, gastronomia, design & arquitectura, ciência, cultura, mas curiosamente, não com a consultoria.

O projecto inclui também um processo de certificação de marcas portuguesas de qualidade, ao qual podem aderir empresas e associações e aplica-se em todos os sectores incluindo informtática, turismo, moda e gastronomia, entre outras.
Sabores de Portugal criada pela ANJE


Portugal Fashion

As marcas mais valiosas portuguesas estão quase exclusivamente orientadas para o mercado doméstico português, sendo importante aumentar a sua notoriedade a nível internacional.


E como avaliar o próprio ICEP como marca portuguesa no mundo?

Oxalá que os potenciais clientes e investidores estrangeiros "lá fora" estejam menos baralhados do que nós "cá dentro".
Com as descontinuidades recentes, a integração de serviços partilhados com o IAPMEI e o Fundo de Turismo, a cisão e/ou fusão com a API, valha-nos felizmente o bom profissionalismo das delegações do ICEP em Bruxelas, Madrid, Luanda, Maputo (para mencionar as que conhecemos melhor). O ICEP é claramente uma marca com valor.

A instabilidade institucional desta importante organização comercial pode estar a criar alguma incerteza junto dos clientes, investidores e outras Partes Interessadas (stakeholders): exportadores portugueses, operadores do sector HORECA em Portugal (hoteis e restaurantes), de museus e outras atrações turisticas, e de investidores estrangeiros interessados em Portugal.

Voltando à marca Portugal, Espanha lançou uma campanha semelhante "España Marca" há quase uma década.

...enquanto uns baralham, ... outros dão cartas...

Contactos www.icep.pt/
e-mail ICEP

3 comentários:

  1. Precisamos de um ICEP cada vez mais forte e eficaz para promover as exportações portuguesas, de mercadoria ou consultoria, num contexto de forte concorrência e economias de escala.

    Mariana Abrantes de Sousa

    ResponderEliminar
  2. ver também noticia da apresentação do programa marca portugal

    http://www.cmecp.org/fo/images/dt-marcaempresarial.pdf

    ResponderEliminar
  3. ver os comentários da APPM

    http://sapp.telepac.pt/appm/docs/appmnews37_200607.pdf

    ResponderEliminar